Vai alugar um imóvel? O MSB destaca 5 pontos para você ficar atento!
- MSB Advogados
- 11 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
1) Estado de Conservação do Imóvel e Melhorias
Verifique minuciosamente o estado de conservação do imóvel e registre todos os problemas na vistoria de entrada. Isso evita a responsabilização por danos que já existiam quando você deixar o local.
Se o imóvel precisar de melhorias urgentes, combine previamente com o proprietário como elas serão feitas, lembrando que nem sempre essas melhorias são responsabilidade do locatário.
2) Forma de Garantia
As formas mais comuns de garantia em contratos de locação são: fiança, caução e seguro fiança. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, por isso, escolha a melhor opção para a sua situação.
3) Prazo do Contrato
Ao alugar um imóvel, considere atentamente o prazo do contrato para evitar rescisão antecipada e multas. Contratos de 36 meses são comuns, mas se você precisar de uma locação por curto período, a modalidade "Short Stay" pode ser mais adequada.
4) Multa Rescisória
A multa rescisória é devida em caso de rescisão antecipada ou inadimplência do contrato. Mesmo que a intenção inicial não seja rescindir antes do prazo, verifique o valor da multa e as hipóteses de redução proporcional conforme o tempo cumprido da locação. Assim, você saberá desde o início o custo caso precise devolver o imóvel.
5) Índice de Reajuste
Os contratos de locação geralmente incluem um índice de reajuste anual, sendo o IGP-M o mais utilizado. No entanto, a legislação permite o uso de outros índices. Verifique qual índice será aplicado no seu contrato para evitar surpresas no futuro.
Precisa de Mais Informações sobre Contratos de Locação?
Para mais informações sobre contratos de locação e assistência jurídica, entre em contato com o MSB Advogados. Estamos aqui para ajudar!
Entre em contato conosco:
📞 Telefone: 41 3027 6636
📱 WhatsApp: 41 99766 2604
📧 Email: contato@advmsb.com.br
🌐 Site: www.msbadvogados.com.br
📸 Instagram: @msbadvogados
Comentarios